Benemerência

O trabalho do Exército da Salvação

Instituição completa um século no Brasil, em Pelotas, atuação tem 82 anos

Carlos Queiroz -

Com atuação desde 1940 em Pelotas, o Exército da Salvação completa este ano um século no Brasil. Presente em 133 países, a organização trabalha com foco em ações solidárias voltadas à população de baixa renda, sobretudo auxiliando famílias e crianças. Para isso, tem como característica contar com o apoio da comunidade.

Com atendimentos iniciados na cidade há 82 anos, o Exército surgiu como um orfanato onde mais de 200 crianças eram atendidas, já no prédio localizado na avenida Fernanda Osório. Ao longo dos anos, no entanto, a função foi se moldando às necessidades da comunidade. Atualmente o oferece serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. Ao todo são 80 crianças e jovens entre seis e 14 anos anos que frequentam o local no turno inverso da escola. No espaço há acesso a duas refeições, além de atividades de reforço escolar, culinária, dança, música e artes, além de palestras e aulas temáticas específicas. Aliado a isso, as crianças também têm acesso a assistentes sociais, educadores e psicólogos. Apesar do grande número de assistidos, a organização diz existir uma lista de espera com cerca de cem crianças.

"Pela questão financeira nós não conseguimos atender todas essas pessoas que estão na fila de espera. Ano passado nós aumentámos 20 vagas, mas a fila nunca para de crescer. Buscamos atender uma quantidade onde conseguimos fazer um bom trabalho", explica o tenente Mário Carvalho, responsável pela a intuição em Pelotas. "A gente procura, onde estamos inseridos, fazer o evangelho prático, de não só fazer o discurso e levar a palavra de Deus, mas colocar na prática ajudando realmente quem precisa do alimento ou de apoio", complementa.

Suporte familiar
Além de auxiliar as crianças, a organização também oferece suporte a 50 famílias que recebem uma vez por semana legumes e verduras. Para conseguir ofertar as refeições e as atividades, além de contar com as doações espontâneas, o Exército da Salvação retira grande parte dos fundos do bazar onde são vendidos produtos, como roupas, sapatos, móveis e eletrônicos.

Uma das jovens, de 13 anos, que frequentam o espaço da instituição relata que entrou na fila de espera em 2019, mas que rapidamente conseguiram vagas para ela e para a sua irmã. Segundo ela, que pediu para ter a identidade preservada, a vaga veio em boa hora para sua família, já que ela a mãe passavam por dificuldades. "Tem bastante atividade legal, mas a minha favorita são as aulas de dança, que a gente sempre faz várias apresentações. Mas a gente tem aulas de música, culinária e agora, como eu passo mais tempo aqui, tenho aproveitado bastante."

Quem já passou pelas salas e hoje vê com bons olhos todo o trabalho da organização é o estudante Lyon Pereira, 16. Tendo iniciado a frequentar o Exército aos seis anos junto com seu irmão mais velho, ele diz ter a rotina transformada. "Vínhamos de manhã e íamos para a escola à tarde, então dava uma folga para os nossos pais também, pois eram quatro filhos."

Segundo Lyon, o convívio diário com a equipe até os 13 anos o ajudou na formação como cidadão. "Hoje faço parte da igreja do Exército da Salvação. Voltar aqui e ver como isso moldou o meu caráter e ver a importância que tem na vida das pessoas é muito bom. Sou muito grato porque desenvolvi muitas coisas. Lembro que era muito esquentado até com jogos de futebol e aqui pude me tornar uma pessoa mais tranquila", diz.

Como ajudar
O local aceita doações o ano inteiro, seja através de dinheiro ou itens que podem ser usados no bazar, além de apoio de voluntários. Interessados em colaborar podem entrar em contato pelo telefone (53) 3273-6909.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mutirão de vacinação nas escolas passa a ser nas quintas-feiras em setembro Anterior

Mutirão de vacinação nas escolas passa a ser nas quintas-feiras em setembro

Comissão Processante terá acesso às imagens captadas em banheiro da STT Próximo

Comissão Processante terá acesso às imagens captadas em banheiro da STT

Deixe seu comentário